Pe Anderson - mensagem - novembro de 2010

24/11/2010

Este mês de novembro na Igreja, dedica-se aos “Bem-aventurados” que Jesus proclama no Evangelho (Lc 23,44-46.50.52-53; 24,1-6a), às orações pelos nossos irmãos em Cristo que já partiram para Deus, que já não mais se encontram convivendo conosco, mas noutra dimensão da mesma vida, que é a eternidade.
Num primeiro momento digamos assim “na eternidade”, pois só Deus mesmo, o nosso Criador que é todo misericordioso, é quem determinará o fim de todos os homens, determinará quem estará ao seu convívio após esta vida terrena. A salvação ou condenação só a Deus pertence. Para aqueles que faleceram e que ninguém sequer lembrou de orar por eles, temos a especial devoção a “Jesus Misericordioso”. Trata-se de uma devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a Cristo Salvador, para que interceda a Deus por todos aqueles que ninguém se lembra de orar, nem sequer um Pai-nosso alguém tenha rezado por suas almas, pela salvação de tantas almas esquecidas.
Tratemos agora de uma celebridade que as várias Igrejas Cristãs e a sociedade em geral celebram no dia 20 de novembro, que é o líder guerreiro Zumbi dos Palares, que viveu no século 17 e foi martirizado em 20 de novembro de 1695. Dia 20 de novembro é portanto o “Dia Nacional da Consciência Negra”, uma data para o povo brasileiro lembrar que a luta por uma sociedade igualitária, democrática, unida e livre de preconceitos é necessária para o pleno desenvolvimento da nação.
20 de novembro, uma data que visa lembrar a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Foi neste dia que Zumbi, líder guerreiro do Quilombo dos Palmares foi capturado, morto e decapitado, tendo sua cabeça exposta em Recife, com a função de intimidar os escravos a seguirem “os seus passos”, os seus ideais de libertação. Zumbi tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas reconhecido em todo o mundo pela determinação para a liberdade humana. Seus atos inspiram centenas de movimentos sociais que travam batalhas contra o preconceito. O racismo ainda é nos dias de hoje a forma mais clara de discriminação no Brasil, apesar das pesquisas de opinião mostrarem que somente 4% dos entrevistados reconhecerem que são racistas. São dados que comprovam que o racismo no nosso país manifesta-se de forma camuflada e subliminar, pois dessa forma pouco se discute sobre o assunto. Segundo dados do IBGE mais de 80% dos desempregados no Brasil são negros. Diante desse quadro, é importante discutir em que posição nos encontramos, defendendo os direitos de irmãos nossos que são discriminados por racismo e outras formas de discriminação, ou contribuindo para engrossar esses tristes números estatísticos?

Convite

29/03/2010

SEMANA SANTA - 2010

23/03/2010



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA
(28 DE MARÇO A 04 DE ABRIL DE 2010)

A Semana Santa é a ultima semana da quaresma na qual a Igreja se prepara para a Páscoa, meditando os últimos dias de Cristo. Tem inicio no domingo de Ramos e termina com o tríduo Pascal.

DOMINGO DE RAMOS (28/03) 
Lembramos à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando voluntariamente se entrega e da à vida para nos salvar.
8:00h – Missa no Mundo Novo
18:00h – Missa de Ramos, saindo da praça da feira, para a Igreja Matriz.
Pedimos a todos para levar ramos

SEGUNDA-FEIRA (29/03)
9:00 às 12:00h – Confissões na Igreja Matriz
19:00h – Via-Sacra luminosa
Pedimos a todos para trazer velas

TERÇA-FEIRA (30/03)
Manhã e tarde: Visita aos doentes
19:00h -  Celebração Penitencial com confissões.

QUARTA-FEIRA (31/03)
Manhã e tarde: Visita aos doentes e aos presos.
18:30h – Procissão do Encontro, sairá a  Imagem de Nossa Senhora  da Praça da Rua Exuperio Lima, acompanhada por todos os homens. E a Imagem de Nosso Senhor dos Passos da Praça da Feira, acompanhada por todas as mulheres. Caminhará direção à Praça Naomar Alcântara.

QUINTA-FEIRA (01/04)
Dia da Instituição da Eucaristia (Ultima Ceia). Instituição do sacerdote e Promulgação do mandamento novo: “Amai-vos uns aos outros”
19:00h – Missa do Lava-pés.
Após a celebração, adoração ao Santíssimo até ás 24:00.
Solicitamos que cada pessoa doe alimentos no momento do ofertório.

SEXTA-FEIRA (02/04)
Dia em que a Igreja Católica celebra em todo mundo a MORTE DE JESUS. É o dia de Penitência: jejum e abstinência.
9:00 às 11:00h – Confissões
14:00h – Celebração da Paixão
18:00h – Encenação teatral da Paixão de Cristo 
(Via-Sacra)

SABADO SANTO (03/04)
Dia de recolhimento e de oração. Lembramos o Cristo Morto e Sepultado.
Solene Vigília da Páscoa.
19:00h – Missa Solene
Trazer água e velas para Benzer

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO (04/04)
A Igreja celebra neste dia a Ressurreição de Cristo.
O Domingo de Páscoa é o grande dia do Senhor.
18:00h – Missa da Ressurreição

Equipes Litúrgicas Responsáveis:
DOMINGO DE RAMOS (28/03) –
Semente Boa
SEGUNDA-FEIRA (29/03) –
 Crismandos
TERÇA-FEIRA (30/03) –
 Padre e Irmãs
QUARTA-FEIRA (31/03) –
Legião de Maria
QUINTA-FEIRA (01/04) –
Rogate e Santo Aníbal
SEXTA-FEIRA (02/04) –
Operários do Senhor
SABADO SANTO (03/04) –
Nossa Senhora Aparecida e Pastoral Familiar
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO (04/04) –
Espírito Santo

Equipes responsáveis pela Adoração do dia 01/04 /10
21 às 22 horas: Ir. Helena, Legião de Maria, UOPV, Espírito Santo e Nossa Senhora. 
22 às 23 horas: Ir. Vilma, Pastoral Familiar, Semente Boa, Operários do Senhor e Ministros. 
23 às 24 horas: Ir. Érica, Pastoral Catequética, Santo Aníbal e Rogate.

Com a palavra, Padre Anderson

17/03/2010

EDITORIAL DO BLOG – PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO
Para a semana de 14 a 20 de março de 2010.

Conforme nosso propósito de seguir uma reflexão da Liturgia da Palavra de Deus para os domingos da Quaresma, período forte de conversão; a liturgia desse quarto domingo da Quaresma, Domingo da parábola do Pai misericordioso (Lc 15, 1-3.11-32), Jesus em seu Evangelho nos mostra que Deus Pai está sempre a nos esperar, continuamente de braços abertos e nos acolhe com seu amor e carinho. Basta que nos coloquemos a disposição de um exercício de conversão, de um movimento de retorno a Ele e às suas coisas. O Salmo deste domingo reza: “Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!” - Sl 33 (34).
O filho pródigo do Evangelho fez como se reza no salmo, ele encontra no pai o seu único refúgio, a sua última esperança, quando ele se encontrava no fundo do poço. Esse evangelho da parábola do pai bondoso e seus dois filhos é encontrado somente em Lucas. Essa parábola foi contada por Jesus para responder aos doutores da lei e fariseus, que se consideravam os todo-justos e criticavam Jesus por conviver com pecadores. O pai, no caso representa o próprio Deus, cujo amor é incondicional. E em cada um de nós há um pouco do irmão mais novo e outro tanto do irmão mais velho.
“Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!” O filho mais novo, filho pródigo quando cai em si, percebe que “não é a riqueza nem é o lucro sem medida, nem a busca desenfreada pelo ter, pelo poder e pelo prazer que geram paz, que geram alegria plena..., assim como nos afirma a estrofe do Hino da CFE 2010, Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. Ao filho mais velho, fica a lição de que no amor verdadeiramente fraterno não há lugar para a inveja. Essa parábola de Jesus nos interpela a reconhecermos nossa realidade e não ver somente erros nos outros. O Cristo que é o nosso Senhor lavou os pés dos seus discípulos, mostrando assim a importância da humildade, deixemos portanto nosso estúpido orgulho e suas arrogâncias. Encontremos em Cristo o nosso refúgio. Até a próxima semana. Pe. Anderson, rcj.

Papel de Parede

11/03/2010

Decore sua Área de trabalho com este papel de parede da Paróquia de Maetinga.

Unlimited Free Image and File Hosting at MediaFire

Para o download: clique com o botão direito do mouse, em seguida clique em Definir como papel de parede

Com a palavra, Padre Anderson

01/03/2010

(semana de 1º a 06 de março de 2010)

Caríssimos irmãos e irmãs. Estamos vivenciando o período da Quaresma. Este período muito importante, muito rico para a nossa vivência da fé, pois é o período de preparação para o principal evento de nossa fé, que é a Ressurreição de Cristo, a PÁSCOA! Para esse tão grandioso evento que é a ressurreição precisamos então nos preparar bem. Cristo ressuscitado é o noivo da Igreja. Até que chegue o noivo, ou seja, o Cristo ressuscitado em sua páscoa, precisamos nos preparar vivenciando da melhor maneira esses quarenta dias que chamamos de "Quaresma". Nesse período fazemos memória do Povo de Deus que foi escravizado no Egito durante quarenta anos, e de igual maneira fazemos memória do Cristo Jesus que, logo após seu batismo no Rio Jordão, se dirigiu para o deserto, onde foi tentado por quarenta dias.

Na quarta-feira de Cinzas iniciamos esse período de quaresma. A imposição das Cinzas convidou-nos à revisão de vida e à conversão. Tudo isso, como já referido anteriormente, para a nossa preparação para a Páscoa do Senhor.

A conversão, a mudança de vida se identifica, na prática, com as nossas ações de justiça. Por isso a caridade é o coroamento das práticas de jejum, das abstinências, das penitências e intensificação da oração. Essa é a razão pela qual, a cada ano, no período da quaresma, somos iluminados pela temática da Campanha da Fraternidade. Em 2010 a Campanha da Fraternidade é ecumênica, várias Igrejas. O tema é: Economia e Vida; e o lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24).

A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletirmos sobre a relação que estabelecemos com o dinheiro, ou com a economia em si. A economia está presente em tudo que fazemos ou desejamos fazer. O grande objetivo de estudar esse tema é avaliar a relação que estabelecemos com o dinheiro, e até que ponto o egoísmo e a ganância de uns impedem outros até de terem o direito de se alimentar diariamente.

Te convido a seguir um itinerário dos evangelhos dos domingos da quaresma, que os seguiremos participando da missa a cada Domingo. Neste segundo domingo da quaresma, conhecido como o "Domingo da Transfiguração do Senhor", Jesus se transfigura diante dos discípulos, sua face é transformada ou modificada. A proposta desse domingo e da nossa vivência na semana é que também nós devemos constantemente nos transfigurar. Encontramos o rosto transfigurado de Jesus em tantos dos nossos irmãos e irmãs. Você já procurou o rosto transfigurado de Jesus nessas pessoas? Na narrativa do evangelho, os discípulos Pedro, João e Tiago foram atingidos por uma densa nuvem, e daquela nuvem fez-se ouvir a voz de Deus que dizia: "Este é o meu Filho amado, o escolhido. Escutai e fazei tudo o que Ele disser".

São cinco, os domingos e semanas da quaresma. Nas próximas edições do BLOG, ou seja, nas próximas semanas, seguiremos com os demais domingos.
Até o próximo! Saudações fraternas em Cristo.

Pe. Anderson, rcj.

Mensagens de Natal

18/01/2010

A Ir. Edna e o Pe. Anderson mandaram mensagens de Natal para serem publicadas neste blog. Infelizmente, por motivos técnicos não conseguimos receber as mensagens a tempo de serem publicadas. Só agora é que tivemos acesso ao material que eles nos mandaram.
Pedimos desculpa a todos os leitores do blog pelo inconveniente.
Mesmo com atraso, por nossa culpa, resolvemos publicar as mensagens que nossos queridos irmãos nos enviou.

Equipe do Blog Paróquia Santo Antônio de Pádua.

Mensagem - Pe Anderson

Caríssimos paroquianos de Maetinga. Estamos vivenciando os dias que antecedem o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, o chamado tempo do Advento. Este é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. Este período do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é portanto tempo de espera d’Aquele que há de vir.
Tempo de nos preparamos para celebrar o Senhor Jesus que veio, que vem e que virá; sua liturgia nos conduz a celebrarmos as duas vindas de Cristo: A vinda no Natal e a vinda na Parusia. São ao mesmo tempo dois aspectos celebrativos. No primeiro, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus feito homem, e no segundo aspecto, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.
Advento não é um tempo de espera onde os cristãos ficariam de braços cruzados, mas tempo de esperança, de expectativa da chegada da maior Celebridade, pois se trata do Menino-Deus, do Menino-Amor em sua vida, na vida de sua família e de sua comunidade. A melhor maneira de esperar Jesus é na vigilância, em oração e na prática da caridade.
Que Deus abençoe o seu Natal, com uma presença real de paz e amor. Enviai Senhor, operários e operárias à vossa messe.
Pe. Anderson Adriano Teixeira, rcj.


Mensagem - Ir. Edna


Te rendo graças Senhor,
porque no dia 4 de fevereiro de 2004, me concedeste a maravilhosa oportunidade de chegar a esta querida cidade de Maetinga e aqui armar minha tenda.
Encontrei uma Messe sedenta de Deus e justiça. Aos poucos fui conhecendo as pessoas, seus nomes, suas comunidades, seus anseios, seus sonhos, seus sofrimentos...
Eu mineirinha me dei bem com o jeito do povo baiano, e deixei me conquistar...e nesta caminhada muitos desáfios surgiram, porém muita luz e realização se fizeram presente, por tudo lhe agradeço meu Deus.
Seis anos se passaram, quanta alegria presenciei no rosto das crianças que se desenvolveram, no compromisso assumido pelas nossas lideranças que estam desabrochando, nos amigos fiéis de todas as horas...nem se fala no chamado que fizestes a Zuleide e Ivanete  quanta benção Senhor!
Meu coração Senhor tem sofrido nestes dias...Tu me chamas para cuidar de outra Messe e preciso desarmar minha tenda de Maetinga e partir, porém já sinto saudades deste querido povo, de minhas crianças, meus amigos e amigas, de nossa Diocese, paróquia  e comunidades rurais. Mas tem um segredo Senhor, aquele que me ensinaste desde pequena, que quando se ama não se esquece e que todos permanecem em meu coração e em minhas orações-você sempre nos unindo e dando esperança.
Agora vou dizer até logo, na esperança de nos reencontrar.
Senhor abençõe meus amigos queridos e a cada um deles meus sinceros agradecimentos.Obrigado Senhor!

Com carinho meu abraço, feliz Natal e próspero 2010

Irmã Edna

Mensagens de Natal

A Ir. Edna e o Pe. Anderson mandaram mensagens de Natal para serem publicadas neste blog. Infelizmente, por motivos técnicos não conseguimos receber as mensagens a tempo de serem publicadas. Só agora é que tivemos acesso ao material que eles nos mandaram.
Pedimos desculpa a todos os leitores do blog pelo inconveniente.
Mesmo com atraso, por nossa culpa, resolvemos publicar as mensagens que nossos queridos irmãos nos enviou.

Equipe do Blog Paróquia Santo Antônio de Pádua.