Com a palavra, Padre Anderson

01/03/2010

(semana de 1º a 06 de março de 2010)

Caríssimos irmãos e irmãs. Estamos vivenciando o período da Quaresma. Este período muito importante, muito rico para a nossa vivência da fé, pois é o período de preparação para o principal evento de nossa fé, que é a Ressurreição de Cristo, a PÁSCOA! Para esse tão grandioso evento que é a ressurreição precisamos então nos preparar bem. Cristo ressuscitado é o noivo da Igreja. Até que chegue o noivo, ou seja, o Cristo ressuscitado em sua páscoa, precisamos nos preparar vivenciando da melhor maneira esses quarenta dias que chamamos de "Quaresma". Nesse período fazemos memória do Povo de Deus que foi escravizado no Egito durante quarenta anos, e de igual maneira fazemos memória do Cristo Jesus que, logo após seu batismo no Rio Jordão, se dirigiu para o deserto, onde foi tentado por quarenta dias.

Na quarta-feira de Cinzas iniciamos esse período de quaresma. A imposição das Cinzas convidou-nos à revisão de vida e à conversão. Tudo isso, como já referido anteriormente, para a nossa preparação para a Páscoa do Senhor.

A conversão, a mudança de vida se identifica, na prática, com as nossas ações de justiça. Por isso a caridade é o coroamento das práticas de jejum, das abstinências, das penitências e intensificação da oração. Essa é a razão pela qual, a cada ano, no período da quaresma, somos iluminados pela temática da Campanha da Fraternidade. Em 2010 a Campanha da Fraternidade é ecumênica, várias Igrejas. O tema é: Economia e Vida; e o lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24).

A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletirmos sobre a relação que estabelecemos com o dinheiro, ou com a economia em si. A economia está presente em tudo que fazemos ou desejamos fazer. O grande objetivo de estudar esse tema é avaliar a relação que estabelecemos com o dinheiro, e até que ponto o egoísmo e a ganância de uns impedem outros até de terem o direito de se alimentar diariamente.

Te convido a seguir um itinerário dos evangelhos dos domingos da quaresma, que os seguiremos participando da missa a cada Domingo. Neste segundo domingo da quaresma, conhecido como o "Domingo da Transfiguração do Senhor", Jesus se transfigura diante dos discípulos, sua face é transformada ou modificada. A proposta desse domingo e da nossa vivência na semana é que também nós devemos constantemente nos transfigurar. Encontramos o rosto transfigurado de Jesus em tantos dos nossos irmãos e irmãs. Você já procurou o rosto transfigurado de Jesus nessas pessoas? Na narrativa do evangelho, os discípulos Pedro, João e Tiago foram atingidos por uma densa nuvem, e daquela nuvem fez-se ouvir a voz de Deus que dizia: "Este é o meu Filho amado, o escolhido. Escutai e fazei tudo o que Ele disser".

São cinco, os domingos e semanas da quaresma. Nas próximas edições do BLOG, ou seja, nas próximas semanas, seguiremos com os demais domingos.
Até o próximo! Saudações fraternas em Cristo.

Pe. Anderson, rcj.

0 Comments: