01/03/2010
(semana de 1º a 06 de março de 2010)
Na quarta-feira de Cinzas iniciamos esse período de quaresma. A imposição das Cinzas convidou-nos à revisão de vida e à conversão. Tudo isso, como já referido anteriormente, para a nossa preparação para a Páscoa do Senhor.
A conversão, a mudança de vida se identifica, na prática, com as nossas ações de justiça. Por isso a caridade é o coroamento das práticas de jejum, das abstinências, das penitências e intensificação da oração. Essa é a razão pela qual, a cada ano, no período da quaresma, somos iluminados pela temática da Campanha da Fraternidade. Em 2010 a Campanha da Fraternidade é ecumênica, várias Igrejas. O tema é: Economia e Vida; e o lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24).
A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletirmos sobre a relação que estabelecemos com o dinheiro, ou com a economia em si. A economia está presente em tudo que fazemos ou desejamos fazer. O grande objetivo de estudar esse tema é avaliar a relação que estabelecemos com o dinheiro, e até que ponto o egoísmo e a ganância de uns impedem outros até de terem o direito de se alimentar diariamente.
Te convido a seguir um itinerário dos evangelhos dos domingos da quaresma, que os seguiremos participando da missa a cada Domingo. Neste segundo domingo da quaresma, conhecido como o "Domingo da Transfiguração do Senhor", Jesus se transfigura diante dos discípulos, sua face é transformada ou modificada. A proposta desse domingo e da nossa vivência na semana é que também nós devemos constantemente nos transfigurar. Encontramos o rosto transfigurado de Jesus em tantos dos nossos irmãos e irmãs. Você já procurou o rosto transfigurado de Jesus nessas pessoas? Na narrativa do evangelho, os discípulos Pedro, João e Tiago foram atingidos por uma densa nuvem, e daquela nuvem fez-se ouvir a voz de Deus que dizia: "Este é o meu Filho amado, o escolhido. Escutai e fazei tudo o que Ele disser".
São cinco, os domingos e semanas da quaresma. Nas próximas edições do BLOG, ou seja, nas próximas semanas, seguiremos com os demais domingos.
Até o próximo! Saudações fraternas em Cristo.
Pe. Anderson, rcj.
0 Comments:
Post a Comment